quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A 4º Coordenadoria de Assistência Social convida para a Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Objetivo Geral:

Mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Para fomentar as discussões foram definidos cinco Eixos Temáticos:

1. Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente
2. Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
3. Protagonismo e Participação da Criança e do Adolescente
4. Controle Social e Efetivação dos Direitos da Criança e do Adolescente
5. Gestão da Política dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Na Pré-Conferência serão eleitos 30 delegados que participarão da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2011 no UNICIRCO em São Cristovão.

- 10 Delegados Adolescentes
- 10 Delegados de Entidades Governamentais
- 10 Delegados de Entidades Não-Governamentais

Neste dia também serão dadas informações para as instituições interessadas em expor e vender seus produtos na 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nos dias 14,15 e 16 de dezembro de 2011 no UNICIRCO em São Cristovão.

Para colaborar com a organização do evento solicitamos que seja confirmada a
presença e o número de participantes da instituição pelo e-mail:
cas04smas@gmail.com até 07 de novembro.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

GAL Gera Ação promove diversas articulações em Padre Miguel



No dia 6 de outubro o GAL Gera Ação realizou uma reunião com representantes de instituições que tem o objetivo de buscar soluções para acabar com a evasão escolar de crianças e adolescentes dos sistemas de educação, saúde e esporte.

Representantes da 8ª CRE, CRAS Maria Tereza, CMS Padre Miguel, USF Vila Vintém, Vila Olimpica Mestre André, PSE Padre Miguel participaram do encontro para discutir a pauta.

As instituições presentes fecharam um acordo para que os processos aconteçam mais rapidamente, além de firmarem uma parceria para a abertura social e cultural da comunidade.

***

A Assistente Social da 8ª CAS, Rejane, tem sido bastante parceira do GAL Gera Ação. Durante o mês de outubro, ela deu duas palestras na creche Meimei. Uma sobre o cartão cidadão e outra sobre os cuidados da escovação.

Projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade

A Escola de Gente está promovendo oficinas para Agentes de Promoção de Acessibilidade, que capacitará jovens entre 15 e 29 anos em libras, audiodescrição e livro falado.

As inscrições começam hoje, dia 26 e terminam dia 07 de novembro.
[Para acessar o folder, basta clicar na imagem!]

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

UNICEF e Secretarias de Saúde, Educação e Transporte discutem educação para o trânsito



A Secretaria Municipal de Transportes organizou, em parceria com o UNICEF, no dia 6 de outubro, um evento para discutir a questão da educação no trânsito e a mobilidade sustentável. O "Seminário Caminhos da Educação e Segurança no Trânsito" levou representantes da CET Rio, Detran, Rio Como Vamos, GALs e RAP da Saúde ao encontro no Rio de Janeiro.


A base da discussão foram os resultados da pesquisa “Segurança e Civilidade no Trânsito na Cidade do Rio de Janeiro” realizada pela Universidade Cândido Mendes em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (UCAM/SMS), pelas pesquisadoras Silvia Ramos e Mariana Carvalho.

A pesquisa mostra que o número de acidentes com óbitos no trânsito do Rio de Janeiro equivale aos números de homicídios.
A pesquisa aponta também que as maiores vítimas de acidentes fatais de trânsito são jovens negros e pobres, o que é, segundo as pesquisadoras, um dado preocupante. Luciana Phebo, do UNICEF Rio, problematizou que a questão da violência e mortes no trânsito está diretamenteligada à desigualdade social.O objetivo do estudo foi mostrar a percepção da população que vivencia cotidianamente os problemas de fluxo na cidade, não avaliações técnicas de profissionais da área.

Um dado bastante relevante retirado da pesquisa diz que a palavra mais utilizada para definir o trânsito na cidade é "caótico". A amostra entrevistou mais de quinhentas pessoas de todas as áreas do município.
André Ramos, da Secretaria de Saúde, falou que a Prefeitura está se preparando para melhorar os serviços de prevenção e tratamento em caso de acidentes. “Hoje a prefeitura sabe onde quer chegar, temos metas estabelecidas para melhorar a vida dos cariocas”, disse. Ele afirmou ainda que os melhores serviços de saúde do mundo têm como característica em comum a promoção da saúde, e que a Prefeitura tem dado bastante atenção a estas práticas.A discussão pela garantia de direitos e políticas públicas que garantam a segurança no trânsito foi um dos focos do encontro.

CET-Rio, Detran, Secretarias Municipais de Saúde e Educação e UNICEF pretendem promover um projeto articulado para a promoção da educação com fim na redução dos acidentes de trânsito. Essa parceria se faz necessária uma vez que o segundo maior fator gerador de viagens é a ida e volta da escola, o que coloca a vida de muitas crianças e jovens, pedestres ou não, em risco de acidentes.

Os adolescentes do RAP da Saúde apresentaram o vídeo "Mobilidade Urbana", que eles produziram. Dentre as propostas surgidas no encontro, estão o convite do Detran para os adolescentes do RAP da Saúde produzirem dois outros vídeos: um sobre andar defensivo e outro sobre a importância da formação do motorista. Luciana Phebo, do UNICEF, propôs um encontro entre os adolescentes comunicadores e promotores da saúde da Plataforma com motoristas de ônibus, para que ambos possam dialogar sobre seus pontos de vista, demandas e reclamações.

Conheça um pouco mais da pesquisa “Segurança e Civilidade no Trânsito na Cidade do Rio de Janeiro” aqui.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Caldeirão do Huck reforma sede da ONG Tatiane Lima

A ONG Tatiane Lima, que faz parte do GAL Tatiane Lima no Batan, teve uma grande conquista. Além de receber o projeto Coletivo, da Coca-cola, teve sua sede reformada pelo programa do Caldeirão do Hulk.


Veja aqui o programa!



Parabéns ONG Tatiane Lima!



Vocês são a prova que trabalho comunitário de qualidade e articulação em rede só podem gerar bons frutos!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Território das Juventudes

A Plataforma dos Centros Urbanos vai realizar em parceria com a Bem TV
o evento Território das Juventudes, no dia, 14/10, às 14h no Terreirinho -
Centro Municipal de Artes
Calouste Gulbenkian (Rua Benedito Hipólito, 125,
Pça Onze - Centro).

É um evento fechado para os adolescentes comunicadores e promotores da saúde da Plataforma dos Centros Urbanos.

*Programação*

TERRITÓRIO DAS JUVENTUDES

14h15 – Início (Boas vindas Bem TV / Unicef e apresentações)

14h20 – Bruno Medsta (Gestor do Grupo Cultural Código e ex-Cine Guandu - Japeri

14h35 – Andressa Gonçalves (Biblioteca Comunitária A História Que Eu Conto - Vila Aliança)

14h50 – Repper Fiell (Rapper e radialista da Rádio Comunitária Santa

Marta)

15h05 às 15h30 – Debate aberto

15h30 às 16h - Coffe-break

16h às 17h – Sarau livre expressão

Foi prorrogada as inscrições para Edital de Funk e Lan houses

Blogs da SMSDC

Acesse o blog Elos da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil!

www.elosdasaude.wordpress.com

O RAP da Saúde também está na rede. Entra lá!

http://rapdasaude2.blogspot.com/

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Seminário de Políticas Públicas e Juventude

Dia 17 de outubro, a UNIRIO em parceria com o Cedaps,Ibase,IMAC e outras
Ongs parceiras que fazem parte do CONJUVE será realizado o Seminário
Políticas Públicas de Juventude: reflexões, desafios e potencialidades.

O debate terá foco em algumas políticas para Juventudes, como o Projovem,
Pronasci e Ponto de Cultura.

Garantam já sua inscrição!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ciclo de Oficinas sobre a questão fundiária

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Habitação - SMH junto com a Fundação de Direitos Humanos Bento Rubião -FBR, convidam para o Ciclo de Oficinas Regionais que será realizada na Área de Planejamento - AP1.

Dia:08 de outubro, sábado.
Local: Centro de Artes Calouste Gulbenkian
Rua: Benedito Hipólito, 125 (Atrás do Terreirão do Samba)
Hora: das 9h às 18h.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promove seminário sobre Educação e Segurança no Trânsito




Com o objetivo de divulgar informações e pesquisas sobre o Rio de Janeiro e lançar uma iniciativa integrada de segurança viária no trajeto para a escola, será realizado o I Seminário Caminhos da Educação e Segurança no Trânsito.




O evento é uma realizaçãoda Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Secretaria Municipal deEducação, CET-Rio, Detran, Centro de Estudos de Segurança e Cidadania/UCMe UNICEF.




Será uma importante oportunidade de troca de experiências entre profissionais de diferentes setores e comunidade de forma geral. Esta iniciativa está alinhada com o plano de ação da Década Mundial deAções para a Segurança do Trânsito e o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito, lançado pelos Ministérios da Saúde e das Cidades, por reconhecerem a relevância dos acidentes de trânsito no Brasil, oquinto recordista em mortes no trânsito.





Data: 6 de outubro

Local: Auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) - Avenida Presidente Vargas, 1100, Centro.

Horário: das 9 às 17h.




As inscrições estão sendo feitas através do e-mail: seminariotransito2011@gmail.com (enviar nome completo, formação, instituição, telefone para contato, e-mail para confirmação de inscrição)